quarta-feira, 11 de maio de 2011

O ARTISTA

Texto de Mary Trarbach

Quem é o pai de todas as artes? Quem é o maior artista do universo?

Ele inventou a música, e ensinou aos pássaros a magia de cantar.

Inventou o ballet, e ensinou aos galhos das árvores como se dança a coreografia regida pelo vento.

Colocou limite nas águas, que embora em maior quantidade, respeitam a terra.

O mar! Num ballet majestoso de idas e vindas, mostra toda sua beleza abrigando vidas.

Pintou a natureza com uma diversificação de cores e enfeitou a nossa existência com a primavera.

Salpicou o céu de estrelas. Fez a luz e a escuridão. Deu-nos o paladar... Fez tudo o que há para trazer poesia e prazer de viver.

O pai de todas as artes, para nossa felicidade, a cada dez anos permite que anjos equivalentes a um por cento de toda a população da terra; venham em forma humana para estrearem no grande palco da vida...

Suas virtudes e defeitos são para disfarçar sua real condição. São imortais, pois atravessam os séculos por meio de suas obras.

Por isso existem os artistas, estas criaturas fantásticas, com toda a sua sensibilidade.

Algumas pessoas, embora não sendo artistas, são anjos também, pois são imortais através do amor que distribuem.

Como são discriminados estes seres! Alguns considerados loucos...

A grande maioria é ridicularizada. Sofrem preconceitos e abusos psicólogos. Mas os anjos não se deixam abater por essas adversidades. Não permitem que lhes roubem o fogo da criação.

Sofrem com as injustiças e por causa delas perdem oportunidades, mas não permitem que lhes amputem a alma de artista, que é a chama de sua vida.

Por isso são imortais! 

Para citar um exemplo, escolhi Van Gogh. Foi considerado um louco, viveu na miséria, passou fome e em toda a sua vida vendeu um único quadro. Mas não desistiu de seu sonho e por isso hoje ainda vive através de sua obra e é considerado um dos artistas mais caros e respeitados do mundo. Como ele, muitos outros vivem. Graças a Deus!

Como são sábios estes anjos!

Poetas, escritores, bailarinos, cantores, palhaços, atores, artesãos, artistas plásticos, circenses, diretores e de todos esses: Os professores.

Vivem em nosso meio disfarçando para não serem identificados como tal! Mas não é difícil identificá-los porque não são arrogantes!

São simples e desapegados as futilidades. Por isso chamados de desleixados. 

Amam muito e têm uma sensibilidade visível. Olham para tudo com olhos de poeta.

Enxergam a poesia num simples bater de asas de um inseto. Até nos cascalhos encontram beleza! (“No caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no caminho...”)

Existem pessoas que querem ser artistas, mas não são anjos. Usam a arte e toda a sua beleza apenas como instrumento para brilharem e temporariamente serem reconhecidos... Usam máscaras diante do público passando-se por especiais, mas na sua essência revelam que nunca serão imortais. O sucesso é passageiro...

Agradeço ao pai das artes DEUS, que me deu o privilégio de ser amiga de alguns destes anjos e assim poder receber o reflexo da luz que emana destas criaturas tão abençoadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário